Blog

1 dez 2020

TRT5 manda indenizar em R$ 5 mil trabalhadora grávida que era assediada

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) determinou que a Atento Brasil S/A indenize em R$ 5 mil por danos morais uma operadora de telemarketing assediada durante o expediente. De acordo com a ex-empregada, ela era tratada de forma ríspida por uma superior hierárquica, que se dirigia a ela de forma grosseira, com…

leia mais
26 nov 2020

Constatação de assédio moral permite converter pedido de dispensa em rescisão indireta

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame do recurso da Genialflex Móveis Ltda., de Garibaldi (RS), contra a conversão do pedido de demissão feito por uma auxiliar de produção em rescisão indireta, decorrente de culpa grave do empregador. Ela pediu demissão depois de ter sofrido humilhações que caracterizam…

leia mais
24 nov 2020

Confira as novas regras para reembolso de passagens aéreas

Diante de um cenário de pandemia devido ao COVID-19, no que diz respeito às viagens aéreas, o governo se viu obrigado a anunciar algumas medidas para regular o setor. Com isso, foi sancionada neste ano a lei 14.034/2020, onde além de tratar de questões referentes às companhias aéreas, estabelece algumas regras de reembolso de passagens…

leia mais
17 nov 2020

Como funciona a suspensão dos contratos trabalhistas?

Por conta dos reflexos econômicos causados pela pandemia, o Governo Federal vem gradativamente realizando modificações legislativas com objetivo de manter os postos de trabalho e garantir a renda para os trabalhadores da iniciativa privada. Em meio a essas alterações têm sido muito utilizado a suspensão dos contratos de trabalho, previsto…

leia mais
12 nov 2020

Empresa de transporte coletivo é condenada por não cumprir cota de aprendizes

Para a 6ª Turma, o descumprimento contraria o direito fundamental à profissionalização. A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Jotur Auto-Ônibus e Turismo Josefense, de Palhoça (SC), ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, por não contratar aprendizes no percentual que a lei obriga. Para a Turma, a…

leia mais
10 nov 2020

NJ – Correios deverão manter empregada em trabalho remoto enquanto durar suspensão de aulas do filho integrante do grupo de risco

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais determinou que a Empresa de Correios e Telégrafos mantenha uma empregada em trabalho remoto enquanto vigorar norma no município de Uberaba ou norma estadual que suspenda as atividades na escola onde o filho dela está matriculado. A criança, nascida em outubro de 2018, faz parte do grupo de risco…

leia mais
29 out 2020

Supermercado que não apresentou cartões de ponto é condenado a pagar horas extras a atendente

O registro da jornada é ônus do empregador com mais de dez empregados. A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Supermercado Alta Rotação Ltda., de Jandira (SP), ao pagamento de horas extras a uma atendente de loja relativas ao período em que não foram apresentados os registros de ponto. Segundo a decisão, é dever do…

leia mais
22 out 2020

Jornada de agente não pode ser calculada com base em média de meses anteriores

No caso de juntada parcial do ponto, presume-se verdadeira a jornada informada pela empregada. A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou verdadeira a jornada que uma agente de proteção do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) sustentou cumprir sem receber horas extras. Como alguns registros das folhas de ponto…

leia mais

Gostou do nosso conteúdo?
Registre-se para receber mais.

Compartilhe
Desenvolvido por In Company